sexta-feira, 8 de março de 2013

Origem da Família

Cerca de 1750 de acordo com a tradição oral a família Franceschetto emigrou para a França onde possuiu propriedades retornando posteriormente ao Vale Vêneto devido a questões politicas. Os antepassados pertenciam ao exército Francês e , possivelmente o primeiro a ter o sobrenome FRANCESCHETTO ( Francesinho, Francisquinho) o recebeu em função de ser oriundo da França e teria permanecido em Vicenza após uma das invasões Francesas na região.
Em 1878 Gaetano Bortolo Franceschetto (46), Rachele Gobbato (39), (gravida de Giuseppe) e Maria Luigia (13), Elisabeta Amalia (11), Irene (7) e Valentino Alessandro Olinto (5) embarcaram no navio Clementina no porto de Gênova em 6 de fevereiro juntamente com outros 886 emigrantes em busca de uma nova esperança. "La Mérica". Este grupo do navio Clementina ancorou em Vitória no Espirito Santo em 8 de março. A viagem de um mês de travessia pelo Atlântico vitimou 29 passageiros imigrantes a maioria crianças de 0-5 anos de idade. Este grupo foi recambiado para o porto de Benevente (Anchieta) subindo o rio com destino ao Quarto Território (São João) da Colônia Rio Novo (Alfredo Chaves).
Em 1887 Giuseppe Franceschetti (45), a esposa Angela Corazza (44), o filho Giovanni (12), foram para Benevente. Em 1895 Demetrio Franceschetto (54) com a filha Angela (20) e o genro Pietro Bellini para Itababuana. Em  05/12/1891 a família de Sante Franceschetto (48) e Maria Vezzaro (41), Giuseppe (17), Rosa (15), Arcangelo (13), GAETANO FRANCESCHETTO (11), Giovana (06) e Augusto (6 meses), foram para o Rio Grande do Sul, Colônia Alfredo Chaves.
Além de sofrerem no adeus aos parentes deixados na Pátria Mãe ( Itália) e de uma viagem longa e desastrosa perceberam logo que " La Mérica" terra prometida era um engano e que a sobrevivência em colônias com passagens em florestas não exploradas era mais do que desesperador. Muitos sacríficios foram feitos na nova terra procurando dar aos seus familiares o melhor possível e deixar muitas histórias sobre os desafios enfrentados para as futuras gerações. A busca de melhores condições de vida e exemplos de garra, coragem e ousadia seriam deixados para seus filhos, netos, bisnetos...
Alguns descendentes de Gaetano e Ana Zannato  reuniram-se em 16 de julho de 2011 em Porto Alegre-RS para trocar informações sobre a família de origem, ressaltar os exemplos de coragem e determinação dos avós prognosticando outros encontros.
GAETANO FRANCESCHETTO

3 comentários:

  1. Parabéns Dircema pelo empenho e belo trabalho na recuperação da história de nossa família, pois o tempo corre e quando percebemos, perdemos nossos locutores da história, nossos próprios antepassados. Um abraço, conte comigo.

    ResponderExcluir
  2. Dircema, sou tataraneta de Elisabetta Amália Franceschetto. Ela casou com Alexandre Panetto, vindo de Vêneto também. Em Alfredo Chaves - ES, nasceu Rosa Panetto, minha bisa. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Esse site mostra alguns nomes de nossos antepassados. É do ES mesmo e tem todas as famílias que desembarcaram no Benevente.

    http://www.ape.es.gov.br/imigrantes/Imigra.aspx

    ResponderExcluir