sexta-feira, 8 de março de 2013

Origem da Família

Cerca de 1750 de acordo com a tradição oral a família Franceschetto emigrou para a França onde possuiu propriedades retornando posteriormente ao Vale Vêneto devido a questões politicas. Os antepassados pertenciam ao exército Francês e , possivelmente o primeiro a ter o sobrenome FRANCESCHETTO ( Francesinho, Francisquinho) o recebeu em função de ser oriundo da França e teria permanecido em Vicenza após uma das invasões Francesas na região.
Em 1878 Gaetano Bortolo Franceschetto (46), Rachele Gobbato (39), (gravida de Giuseppe) e Maria Luigia (13), Elisabeta Amalia (11), Irene (7) e Valentino Alessandro Olinto (5) embarcaram no navio Clementina no porto de Gênova em 6 de fevereiro juntamente com outros 886 emigrantes em busca de uma nova esperança. "La Mérica". Este grupo do navio Clementina ancorou em Vitória no Espirito Santo em 8 de março. A viagem de um mês de travessia pelo Atlântico vitimou 29 passageiros imigrantes a maioria crianças de 0-5 anos de idade. Este grupo foi recambiado para o porto de Benevente (Anchieta) subindo o rio com destino ao Quarto Território (São João) da Colônia Rio Novo (Alfredo Chaves).
Em 1887 Giuseppe Franceschetti (45), a esposa Angela Corazza (44), o filho Giovanni (12), foram para Benevente. Em 1895 Demetrio Franceschetto (54) com a filha Angela (20) e o genro Pietro Bellini para Itababuana. Em  05/12/1891 a família de Sante Franceschetto (48) e Maria Vezzaro (41), Giuseppe (17), Rosa (15), Arcangelo (13), GAETANO FRANCESCHETTO (11), Giovana (06) e Augusto (6 meses), foram para o Rio Grande do Sul, Colônia Alfredo Chaves.
Além de sofrerem no adeus aos parentes deixados na Pátria Mãe ( Itália) e de uma viagem longa e desastrosa perceberam logo que " La Mérica" terra prometida era um engano e que a sobrevivência em colônias com passagens em florestas não exploradas era mais do que desesperador. Muitos sacríficios foram feitos na nova terra procurando dar aos seus familiares o melhor possível e deixar muitas histórias sobre os desafios enfrentados para as futuras gerações. A busca de melhores condições de vida e exemplos de garra, coragem e ousadia seriam deixados para seus filhos, netos, bisnetos...
Alguns descendentes de Gaetano e Ana Zannato  reuniram-se em 16 de julho de 2011 em Porto Alegre-RS para trocar informações sobre a família de origem, ressaltar os exemplos de coragem e determinação dos avós prognosticando outros encontros.
GAETANO FRANCESCHETTO